Para que é indicado Slinda?
Slinda é uma pílula anticoncepcional, usada para prevenir a gravidez.
O Slinda fornece alta eficácia contraceptiva. O efeito contraceptivo do SLINDA® baseia-se na interação de vários fatores, como a inibição da ovulação e alterações do muco cervical. Os 4 comprimidos verdes não contêm substâncias ativas e são chamados de comprimidos placebo.
Quais são os benefícios do anticoncepcional Slinda?
Em primeiro lugar, o anticoncepcional Slinda evita que ovulação aconteça, suprimindo os níveis do hormônio luteinizante (LH) circulante. Além disso, há o espessamento do muco cervical, o que torna o ambiente impróprio para a progressão do espermatozoide.
Quais os efeitos colaterais do Slinda?
Os seguintes efeitos colaterais foram associados ao uso de Slinda®:
- Dor de cabeça;
- Náusea;
- Diminuição do interesse em sexo;
- Acne;
- Dor na mama, sensibilidade mamária, períodos dolorosos, sangramento uterino de escape que geralmente desaparece durante o tratamento continuado, períodos menstruais irregulares;
- Quando não devo fazer uso de Slinda?
Quando não devo usar este medicamento?
Não tome Slinda se você:
- estiver grávida;
- tem problemas no fígado, incluindo tumores no fígado. Se tem (ou alguma vez teve) uma doença do fígado e a sua função hepática ainda não é normal;
- tem ou teve câncer de mama ou qualquer câncer que seja sensível aos hormônios femininos;
- é alérgica à drospirenona ou a qualquer um dos ingredientes do Slinda.
- tem doença renal grave ou insuficiência renal. Se os seus rins não estão funcionando bem;
- tem insuficiência adrenal. Se as glândulas suprarrenais (glândulas localizadas logo acima dos rins) não estiverem produzindo hormônios suficientes;
- tiver um coágulo num vaso sanguíneo das pernas (trombose venosa profunda), dos pulmões (embolia pulmonar) ou outros órgãos;
- tiver algum distúrbio cardiovascular significativo, como diabetes com vasos danificados ou pressão arterial alta não controlada;
- tiver algum sangramento vaginal inexplicável.
- Se alguma destas condições ocorrer enquanto estiver tomando Slinda, pare de tomar imediatamente e fale com seu médico. Use contracepção não hormonal quando você parar de tomar Slinda.
- Antes de tomar Slinda, informe o seu médico sobre todos os seus tratamentos médicos e condições, incluindo se você:
- está grávida ou pensa que pode estar grávida;
- teve amarelamento da pele ou olhos (icterícia) causados pela gravidez (colestase da gravidez).
- “Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento.”
- Informe o seu médico sobre todos os medicamentos que toma, incluindo medicamentos isentos de prescrição, vitaminas e fitoterápicos.
- O Slinda pode afetar a forma como outros medicamentos atuam e outros medicamentos podem afetar a eficácia de Slinda também.
- Conheça os medicamentos que você toma. Mantenha uma lista deles para mostrar ao seu médico e ao farmacêutico antes de você começar a tomar um novo medicamento.
Como devo fazer uso de Slinda?
- Tome sempre este medicamento exatamente como o seu médico prescreveu. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.
- Cada blister de Slinda contém 24 comprimidos ativos brancos e 4 comprimidos placebos verdes. Os comprimidos de cores diferentes estão dispostos na ordem em que devem ser administrados.
- Decida qual a melhor hora do dia para você tomar sua pílula anticoncepcional e tome um comprimido de Slinda todos os dias, aproximadamente no mesmo horário, para que o intervalo entre dois comprimidos seja sempre de 24 horas. É importante tomá-lo na mesma hora todos os dias e na ordem das setas indicada no blister.
- Tenha um método de contracepção reserva (preservativos ou espermicida) sempre disponível.