O que é Implanon?
O implante Implanon é um bastonete bastante pequeno inserido sob a pele do braço da mulher para atuar como contraceptivo. Ele é invisível e evita a gravidez por até três anos
Quando não devo fazer uso de Implanon?
Não use Implanon se apresentar quaisquer das condições listadas a seguir. Se alguma delas se aplicar ao seu caso, converse com o seu médico antes de Implanon ser inserido. O seu médico poderá lhe aconselhar a utilizar um método não hormonal para evitar a gravidez.
Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres que:
- Tenham alergia a etonogestrel ou a qualquer componente de Implanon;
- Tenham trombose. Trombose é a formação de coágulo em um vaso sanguíneo (por exemplo, das pernas [trombose venosa profunda] ou dos pulmões [embolia pulmonar]);
- Tenham ou já tenham tido icterícia (coloração amarelada da pele), doença grave do fígado (quando o fígado não funciona adequadamente) ou tumor no fígado;
- Tenham (já tenham tido) ou possam ter câncer de mama ou de órgãos genitais;
- Tenham algum sangramento vaginal de origem desconhecida.
- Caso ocorram quaisquer dessas situações pela primeira vez durante o uso de Implanon, contate o seu médico imediatamente.
- Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres grávidas ou que suspeitam que possam estar grávidas.
- Em caso de dúvida, você deve fazer um teste de gravidez antes de Implanon ser inserido.
Como funciona a implantação do Implanon?
- Antes de Implanon ser inserido, informe o seu médico se você está grávida ou suspeita que possa estar grávida (por exemplo, se você teve relações sexuais sem proteção durante o ciclo menstrual atual).
- Como usar Tanto a inserção como a retirada de Implanon devem ser feitas somente por um médico que esteja familiarizado com as técnicas de inserção e retirada descritas na bula para o profissional da saúde deste medicamento. O médico decidirá com você qual é o momento mais apropriado para a inserção do implante. Isso dependerá de sua própria condição (por exemplo, o método anticoncepcional que estiver utilizando). A menos que você esteja substituindo outro método anticoncepcional hormonal, a inserção deve ser realizada entre o 1º e o 5º dia de seu ciclo menstrual espontâneo para descartar a possibilidade de gravidez. O seu médico irá orientá-la.
- Antes de Implanon ser inserido ou retirado, o seu médico lhe aplicará um anestésico local.
- Implanon é inserido diretamente sob a pele da parte interna superior do braço não dominante (o braço que você não usa para escrever).
- Implanon deve ser retirado ou substituído não mais do que três anos após a sua inserção.
- Para ajudá-la a lembrar-se quando e onde Implanon foi inserido e qual a data máxima para a sua retirada, o seu médico lhe entregará um 'cartão da usuária' contendo essas informações.
- Guarde o cartão em um local seguro!
- Ao final do procedimento de inserção, o seu médico irá pedir-lhe para tentar verificar a presença de Implanon por meio de palpação (sentindo o implante abaixo da pele). Um implante corretamente inserido deve ser facilmente palpável tanto pelo médico como por você, e você deve ser capaz de sentir ambas as extremidades dele entre o polegar e o dedo indicador. Deve-se compreender que a palpação não é 100% adequada para verificar a presença de Implanon. Caso o implante não possa ser palpado imediatamente após a inserção ou a qualquer momento, pode ser que ele não tenha sido inserido ou que tenha sido inserido profundamente. Em caso de dúvida, você deverá usar um método anticoncepcional de barreira (por exemplo, camisinha) até que você e o seu médico estejam absolutamente seguros de que o implante foi inserido. O médico poderá precisar do auxílio de um exame de raio-X, tomografia computadorizada, ultrassom ou ressonância magnética ou colher amostra de sangue para ter certeza de que o implante está no seu braço. Apenas quando o implante que não era palpável for localizado pelo seu médico, sua remoção poderá ser indicada.
- Se o implante não for localizado no braço após uma procura minuciosa, o seu médico poderá usar raio-X ou outros métodos de imagem no seu tórax.
- Caso você deseje substituir Implanon, um novo implante pode ser inserido pelo seu médico imediatamente após a retirada do anterior. O novo implante pode ser inserido no mesmo braço, geralmente no mesmo local do anterior. O seu médico irá aconselhá-la.
O que o Implanon faz no útero?
O Implanon é um implante contraceptivo que libera continuamente uma pequena quantidade de um hormônio progestogênio no organismo. No útero, sua principal função é prevenir a gravidez. Ele age engrossando o muco cervical, o que dificulta a passagem dos espermatozoides, e também pode suprimir a ovulação. Além disso, o Implanon pode causar alterações no revestimento do útero, tornando-o menos receptivo à implantação de um óvulo fertilizado.
Qual é o valor do Implanon?
O preço do Implanon pode variar significativamente dependendo do país, da região e da política de saúde local. Em alguns sistemas de saúde, ele pode ser oferecido gratuitamente ou a um custo reduzido. Em clínicas particulares ou locais onde não é coberto por seguros de saúde ou programas governamentais, o custo pode ser mais elevado. Recomenda-se consultar um profissional de saúde ou uma farmácia local para obter informações atualizadas sobre o preço do Implanon em sua área.