A maioria dos problemas relacionados a queda capilar está relacionada com a fase de crescimento (anágena), o que torna desproporcional a taxa de queda, alcançando 30%, sendo que o normal é até 10%. Basta pentear ou passar a mão para que saia grande quantidade de fios.
Este transtorno é conhecido como eflúvio telógeno (queda intensa de cabelo) e costuma atingir pessoas que sofreram traumas recentes e estão sofrendo com problemas hormonais e nutricionais, resultado da reação adversa à medicamentos e até como sintoma de outras doenças.
Conforme os fios vão indo embora, o cabelo vai ficando ralo e escasso, afetando a autoestima e, em alguns casos, causando até depressão em quem sofre com os sintomas da calvície.
Para esses casos o Pantogar é mais do que recomendado. Com tratamento que pode variar entre 3 à 6 meses, este remédio para calvície masculina e feminina recupera a estrutura original dos fios, seja por causa de danos mecânicos (escovação), químicos (alisamentos, tinturas, tratamentos, entre outros) e fatores externos (raios ultravioleta, chuva, poluição, pó e sujeira).
O objetivo do medicamento Pantogar é fazer com que os fios capilares retornem para a fase anágena, período no qual os fios começam realmente a emergir do couro cabeludo. Ao recuperar essa fase, a divisão celular e o aumento da quantidade de fios se torna mais perceptível em ambos os sexos.