Conheça os cuidados necessários ao fazer uso de antibióticos
Os antibióticos são fármacos que atuam especificamente contra infecções bacterianas. Atualmente, sua utilização é bem difundido, sendo esses receitados para infecções como pneumonia, amigdalite ou sífilis.
Os antibióticos devem possuir toxicidade seletiva, agindo somente contra o causador da doença, não afetando negativamente seu portador.
O tratamento antibiótico é eficaz somente em doenças causadas por bactérias. Infecções virais, parasitológicas e fúngicas devem ser tratadas com drogas específicas, tais quais antivirais, antiparasitários e antifúngicos.
Existem diversos tipos de antibióticos específicos para cada classe de bactérias que se deseja combater, para isso é necessário consultar um médico para realizar uma cultura de bactérias.
Caso a infecção bactericida seja conhecida, o médico responsável receitará o tratamento ideal, caso a infecção não seja comum, a coleta de uma cultura para análise irá identificar qual tipo de antibiótico é capaz de inibir as ações do causador.
Os antibióticos dividem-se também por sua ação: os agentes bactericidas agem eliminando diretamente as bactérias, enquanto os agentes bacteriostáticos são responsáveis por inibir o crescimento e a reprodução das bactérias.
Para fazer o uso de um antibiótico é preciso tomar uma série de cuidados:
1. Consulte um médico para tratar especificamente sua doença: o uso de antibióticos com baixa eficiência para determinadas bactérias, ou até mesmo o uso de antibióticos para o tratamentos de fungos, parasitas e vírus se tornou comum após utilização indiscriminada desse tipo de medicamentos, o que é apresenta uma série de perigos para o corpo humano. O uso de medicamentos ineficazes para as bactérias pode, além de prejudicar o sistema imunológico, causar a produção de superbactérias, ou bactérias super-resistentes. Isso se dá uma vez que o medicamento só é capaz de eliminar uma parte dos causadores, fazendo com que os restantes desenvolvam uma espécie de mutação, responsável por torná-los imunes àqueles mesmos medicamentos.
2. Tome sempre no mesmo horário: o antibiótico funciona concentrando-se na corrente sanguínea e combatendo, pouco a pouco, as bactérias. A pontualidade ajuda impedindo que a concentração de antibiótico baixe, uma vez que o fígado é responsável por filtrar os excessos até que o medicamento seja totalmente consumido. Quando a concentração baixa, torna-se mais fácil para as bactérias sobreviver à concentração de remédio disponível. Caso esqueça de tomar o remédio, tome-o assim que lembrar. Em caso de remédios com espaçamento de oito horas em cada dosagem, passe a contar o prazo a partir do último horário de ingestão do remédio.
3. Jamais suspenda o uso antes do final do tratamento: a diminuição dos sintomas da doença não significa que ela foi completamente tratada, para isso deve-se realizar o tratamento até a data final indicada pelo médico. Ao suspender o uso dos remédios antes da hora é possível que algumas bactérias fiquem para trás, possibilitando o ressurgimento dos sintomas e reincidência da doença.
4. Consulte com seu médico as especificidades do medicamento: alguns antibióticos possuem restrições que podem ou não ser encontradas na bula, é ideal que você pergunte ao seu médico quais os principais efeitos colaterais, assim como com o que ingerir o medicamento e em qual momento do dia. Existem antibióticos que devem ser ingeridos em jejum e outros que devem ser ingeridos após alimentar-se para evitar desconfortos gástricos. A indicação de antibióticos feita pelo médico deve levar em consideração se o paciente já faz uso de outros medicamentos que podem ter eficácia reduzida se utilizados em conjunto com antibióticos, um exemplo disso são alguns anticoncepcionais que têm sua proteção reduzida pela ação antibactericida. Os antibióticos podem agir contra as bactérias naturais do corpo humano, causando diarréias e deixando o corpo mais suscetível à doenças como a candidíase, protegida naturalmente por uma série de bactérias não prejudiciais ao corpo humano.
Seguindo as devidas recomendações é importante observar a eficácia do tratamento na eliminação dos sintomas. Caso não haja melhora no quadro da doença, um médico deverá ser consultado.
Antibióticos
Produtos encontrados:251Resultado da Pesquisa por:em6 ms