Xarelto é indicado para prevenir a formação de coágulos de sangue nas veias, em adultos. O Xarelto também pode ser usado para tratamentos médicos preventivos, como no caso de quadros clínicos de derrame (AVC) e de pacientes com arritmia do coração (fibrilação atrial não-valvular) que apresente fatores de risco para complicações, como:
- Pacientes idosos com 75 anos de idade ou mais;
- Pacientes que possuam pressão alta;
- Insuficiência cardíaca congestiva;
- Diabetes;
- Derrame ou ataques isquêmicos transitórios anteriores.
Em linhas gerais, o medicamento é indicado no tratamento de qualquer tipo de patologia que aumenta o risco da formação de coágulos nas artérias. O Xarelto é receitado em muitos quadros pós-cirúrgicos, em que a intervenção médica causa risco de produzir coágulos de sangue, como no caso das cirurgias de substituição de articulações, pois exigem com que o paciente permaneça na cama durante um longo período de recuperação.
Além dos quadros citados, o Xarelto é indicado para o tratamento terapêutico e preventivo de doenças como trombose nas veias profundas e embolia pulmonar.
Qual é a composição do Xarelto?
O princípio ativo do Xarelto 20 mg é o rivaroxabana, um medicamento antitrombótico que inibe a formação de trombos no organismo. Os excipientes (substâncias inativas no comprimido, que contribuem para preparação do remédio e o torna mais estável para organismo dos pacientes) são: celulose microcristalina, croscarmelose sódica, hipromelose, lactose monoidratada, estearato de magnésio, laurilsulfato de sódio, óxido de ferro vermelho, macrogol, dióxido de titânio.
Como tomar?
O comprimido do Xarelto (rivaroxabana) 20 mg deve ser administrado por via oral. Para os medicamentos com dosagem de 15 mg e 20 mg, seu uso deve ser acompanhado junto de alimentos sólidos ou líquidos. Portanto, após a ingestão do comprimido, você deve se alimentar logo em seguida. É recomendado que o uso do Xarelto seja feito junto de uma bebida neutra, por exemplo água. Para apresentações do remédio com menor dosagem (10 mg), o seu uso com alimentos é opcional; pode ser ingerido com ou sem se alimentar em seguida.
O comprimido de Xarelto 20 mg também pode ser triturado e misturado com água ou alimentos de textura pastosa, para os pacientes que tiverem dificuldade de ingerir o comprimido inteiro.
| Esquema de dose | Dose diária total |
Dia 1 - 21 | 15 mg duas vezes ao dia | 30 mg |
Dia 22 em diante | 20 mg uma vez ao dia | 20 mg |
Após a conclusão de pelo menos 6 meses de tratamento para TVP ou EP | 10 mg uma vez ao dia ou 20 mg uma vez ao dia, com base na avaliação riscobenefício do médico | 10 mg ou 20 mg |
Contraindicação
O Xarelto 20 mg não é indicado para pacientes alérgicos à rivaroxabana ou qualquer outra substância presente na composição do medicamento. Também não é indicado em caso de doenças no fígado associadas à coagulação deficiente e risco de sangramento. Além disso, pacientes com doenças e inflamações que provocam sangramento, como distúrbios hemorrágicos, pressão arterial muito alta, úlcera ativa ou recente no estômago ou intestino e entre outros quadros médicos.
Para mais informações e detalhamentos acerca desse remédio, você pode encontrar na bula do Xarelto.