Para que o medicamento Valproato de Sódio é indicado?
Pode ocorrer alterações nas plaquetas e coagulação sanguínea, então é recomendado fazer a contagem de plaquetas e realização de testes de coagulação antes de iniciar o tratamento.
Epilepsia: valproato de sódio é indicado isoladamente ou em combinação a outros medicamentos, no tratamento de pacientes adultos e crianças acima de 10 anos com crises parciais complexas, que ocorrem tanto de forma isolada ou em associação com outros tipos de crises. Também é indicado isoladamente ou em combinação a outros medicamentos no tratamento de quadros de ausência simples e complexa em pacientes adultos e crianças acima de 10 anos, e como terapia adjuvante em adultos e crianças acima de 10 anos com crises de múltiplos tipos, que inclui crises de ausência.
Como o medicamento Valproato de Sódio funciona?
O valproato de sódio é a substância ativa que é convertido a ácido valproico e este se dissocia em íon valproato no trato gastrointestinal. O tratamento com valproato de sódio, em alguns casos, pode produzir sinais de melhora já nos primeiros dias de tratamento; em outros casos, é necessário um tempo maior para se alcançar os efeitos benéficos. Seu médico dará a orientação no seu caso.
Quando não devo tomar o medicamento Valproato de Sódio?
Valproato de sódio é contraindicado para menores de 10 anos de idade. Valproato de sódio é contraindicado para uso por pacientes com: • Conhecida hipersensibilidade ao valproato de sódio ou aos demais componentes da fórmula; Conhecida Síndrome de Alpers-Huttenlocher e crianças com menos de 2 anos com suspeita de possuir a Síndrome; Doença no fígado ou disfunção no fígado significativa; Distúrbios do ciclo da ureia (DCU) – desordem genética rara que pode resultar em acúmulo no sangue; Porfiria – distúrbio genético raro que afeta parte de hemoglobina do sangue.