Dapagliflozina, para o que é indicado e para o que serve?
Monoterapia
Dapagliflozina é indicado como adjuvante à dieta e exercícios para melhora do controle glicêmico em pacientes com diabetes mellitus tipo 2.
Combinação
Dapagliflozina é indicado em pacientes com diabetes mellitus tipo 2, para melhora do controle glicêmico, em combinação com metformina; uma tiazolidinediona; uma sulfonilureia; um inibidor da DPP4 (com ou sem metformina); metformina e uma sulfonilureia, ou insulina (isolada ou com até duas medicações antidiabéticas orais), quando a terapia existente juntamente com dieta e exercícios não proporciona controle glicêmico adequado.
Dapagliflozina não é indicado para uso por pacientes com diabetes mellitus tipo 1.
Dapagliflozina não deve ser utilizado para o tratamento de cetoacidose diabética.
Dapagliflozina não deve ser usado em pacientes com insuficiência renal moderada a grave (taxa de filtração glomerular estimada [[TFGe] persistentemente < 45 mL/min/1,73m2 calculada pela fórmula de Modificação da Dieta na Doença Renal [MDRD, da sigla em inglês] ou depuração de creatinina [ClCr] persistentemente < 60 mL/min calculado pela fórmula de Cockcroft-Gault) ou doença renal em fase terminal (ESRD, da sigla em inglês).
Quais as contraindicações do Dapagliflozina?
Dapagliflozina é contraindicado a pacientes com conhecida hipersensibilidade a substância ou aos outros componentes da fórmula.
Como usar o Dapagliflozina?
Dose recomendada
A dose recomendada de Dapagliflozina é 10 mg, uma vez ao dia, a qualquer hora do dia, independentemente das refeições.
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.