Clenil Compositum HFA
- Principio Ativo: dipropionato de beclometasona + salbutamol
- APRESENTAÇÃO: Suspensão pressurizada para inalação (spray). Aerossol dosimetrado contendo 200 doses (jatos), acompanhado de bocal (dispositivo para aplicação oral em forma de L). Cada dose contém 50 mcg de dipropionato de beclometasona e 100 mcg de salbutamol.
- USO INALATÓRIO (ORAL) USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 6 ANOS
1. PARA QUÊ Clenil Compositum HFA É INDICADO? Clenil Compositum HFA é destinado ao tratamento da asma brônquica e demais condições de fechamento dos brônquios (impedimento da passagem de ar para os alvéolos pulmonares, dificultando a respiração), assim como para o tratamento de doenças pulmonares obstrutivas crônicas (também conhecidas como DPOC), acompanhadas de sensação de falta de ar (aperto no peito).
2. COMO Clenil Compositum HFA FUNCIONA? Clenil Compositum HFA é uma associação de broncodilatador (que serve para diminuir a falta de ar devido a uma constrição dos brônquios), o salbutamol, com um anti-inflamatório de ação local, o dipropionato de beclometasona. O salbutamol é caracterizado por uma rápida e segura ação de dilatação dos brônquios levando ao alívio da falta de ar e aperto no peito, que determina uma melhora praticamente imediata da função respiratória. A ação do salbutamol é no local de ação (músculos do pulmão), sem provocar, normalmente, efeitos indesejáveis no coração, como batedeira (taquicardia). Por sua vez, o dipropionato de beclometasona controla a inflamação dos brônquios, reduzindo o inchaço e a secreção exagerada de fluidos, tem um início de ação mais prolongado e , quando utilizado regularmente, evita aos poucos o surgimento da falta de ar. Portanto, os dois princípios ativos se completam e se potencializam. A fim de obter pleno sucesso terapêutico, é importante que o paciente siga atentamente a instrução de uso e aprenda a inalar corretamente o medicamento. Clenil Compositum HFA, devido à presença do ativo salbutamol, tem início de ação broncodilatadora rápido, dentro de 3 - 5 minutos, que se prolonga em média por 4 horas. Por sua vez, os efeitos relacionados ao dipropionato de beclometasona, um agente antiinflamatório, se manifestam em um prazo maior (1 a 2 semanas) depois do início do tratamento, ajudando a tratar as inflamações das vias respiratórias e prevenir a ocorrência de estreitamento dos brônquios.
3. QUANDO NÃO DEVO USAR Clenil Compositum HFA? Clenil Compositum HFA é contraindicado para pacientes sensíveis a quaisquer dos princípios ativos ou demais componentes da fórmula. Caso você seja sensível ao álcool, este produto é contraindicado. Deve-se evitar o uso do produto em pacientes com infecções virais ou tuberculose pulmonar. O medicamento não é recomendado para uso nos três primeiros meses de gravidez e durante a lactação. A relação risco/benefício deverá ser avaliada pelo seu médico. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Clenil Compositum HFA 50 + 100 mcg: Este medicamento é contraindicado para menores de 6 anos de idade.