Para que o medicamento Carbonato de Lítio é indicado?
O medicamento pode passar para o leite materno, assim não sendo recomendado para mulheres que estão amamentando.
O carbonato de lítio é indicado no tratamento de episódios maníacos nos transtornos bipolares; no tratamento de manutenção de indivíduos com transtorno bipolar, diminuindo a frequência dos episódios maníacos e a intensidade destes quadros; na prevenção da mania recorrente; prevenção da fase depressiva e tratamento de hiperatividade psicomotora. O carbonato de lítio é indicado como adjunto aos antidepressivos na depressão recorrente grave, como um suplemento para o tratamento antidepressivo na depressão maior aguda, quando o paciente não obtém resposta total, após uso de antidepressivo clássico em dose efetiva, por 4 a 6 semanas. Nesses casos, a associação com carbonato de lítio potencializará o tratamento. A duração do tratamento varia muito, pois cada pessoa responde de forma diferente ao tratamento. Seu médico avaliará o tempo necessário para utilização de carbonato de lítio.
Como o medicamento Carbonato de Lítio funciona?
Na ação clínica do lítio, salientam-se as seguintes características: - Controle relativamente rápido da crise maníaca (5 a 10 dias); - Ausência de qualquer efeito narcótico ou hipnótico; - Controle ambulatorial do paciente após a estabilidade inicial; - Possibilidade de completo retorno à vida anterior, ativa e útil. A medicação com o lítio apresenta ainda os seguintes fatores de segurança: - Ausência de efeitos tóxicos, sob condições de controle; - Ausência de toxicomania ou de reação de abstinência.
Quando não devo tomar o medicamento Carbonato de Lítio?
Não use este medicamento se tiver antecedente de alergia ao carbonato de lítio e/ou demais componentes da formulação. O carbonato de lítio não deve ser administrado em pacientes portadores de doenças renais e cardiovasculares, em indivíduos debilitados ou desidratados, em quadros de depleção de sódio, em indivíduos com uso de diuréticos, pois o risco de intoxicação se eleva nestes pacientes. Porém, se a critério médico o risco for menor do que os benefícios do seu uso, o carbonato de lítio deve ser administrado com muita precaução, incluindo dosagens séricas frequentes e ajuste de doses abaixo das habituais. Em alguns casos indica-se a hospitalização do paciente. Gravidez O carbonato de lítio atravessa a placenta e pode provocar malformações fetais. Assim, seu uso não deve ser feito por mulheres grávidas. Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez durante o tratamento ou após o seu término. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.