Para que o medicamento Carbamazepina é indicado?
Se o paciente já teve doença do coração, fígado ou rim no passado, deve ter um cuidado especial em relação ao medicamento, consulte um médico.
A carbamazepina é usada no tratamento de determinados tipos de crises convulsivas (epilepsias). É também usado no tratamento de algumas doenças neurológicas (como por exemplo, uma condição dolorosa da face chamada neuralgia do trigêmeo), tão bem quanto em determinadas condições psiquiátricas (tais como as conhecidas como episódios de mania de distúrbios do humor bipolar e um certo tipo de depressão). Não deve ser usado em dores comuns.
Como o medicamento Carbamazepina funciona?
A carbamazepina pertence ao grupo de medicamentos antiepilépticos (medicamentos para crises convulsivas). A epilepsia é um distúrbio caracterizado por duas ou mais crises convulsivas (ataques epilépticos). Estas crises ocorrem quando mensagens que partem do cérebro para os músculos não são propriamente transmitidas pelo sistema nervoso do organismo. A carbamazepina auxilia no controle destas transmissões de mensagens, regula as funções do sistema nervoso e também controla as outras doenças mencionadas acima
Quando não devo tomar o medicamento Carbamazepina?
Contraindicações Não tome carbamazepina: § Se você é alérgico (hipersensível) à carbamazepina ou a qualquer outro componente listado no início desta bula. § Se você tem alguma doença grave do coração. § Se você já teve alguma doença séria do sangue no passado. § Se você tem um distúrbio na produção de porfirina, um pigmento importante para o funcionamento do fígado e formação do sangue (também chamada de porfiria hepática). § Se você estiver também tomando medicamentos pertencentes a um grupo especial de antidepressivos denominados inibidores da monoamino-oxidase (IMAOs). Se algum destes itens se aplicar a você, não tome carbamazepina e informe ao seu médico.