Indicação Bolsa de Colostomia Hollister:
As bolsas de colostomia podem ser utilizadas de maneira temporária ou permanente, de acordo com a situação de cada paciente e as recomendações dos profissionais de saúde para cada caso.
O uso temporário costuma ser indicado pelos médicos aos pacientes que estão realizando tratamento paliativo de tumores na região colorretal ou para aqueles que possuem obstrução no intestino e não podem realizar a cirurgia definitiva. Em casos de diverticulite aguda grave, a bolsa de colostomia também pode ser útil, assim como para a proteção de anastomoses e controle de fístulas.
Já entre as situações que podem exigir o uso permanente da bolsa são os casos de amputação do reto (normalmente provocadas por tumores malignos e avançados e traumas extensos), retocolite aulcerativa ou polipose adenomatosa.
Higiene e Cuidados Bolsa de Colostomia:
Existem alguns cuidados básicos, porém de grande importância, que podem auxiliar a rotina de quem precisa administrar o uso da bolsa coletora. Conheça alguns deles:
- O local da colostomia precisa ser limpo com frequência. Para isso, utilize uma gaze banhada na água morna.
- O sabonete deve ser aplicado no local apenas para retirar o excesso de sujeira e limpar a pele.
- Utilizando gazes secas, deve-se secar com cuidado a região da abertura.
- Alguns médicos podem recomendar que a ostomia seja medida com uma régua apropriada, e que o tamanho do estoma seja marcado na bolsa.
- A parte interna da bolsa coletora pode ser higienizada com água e sabão neutro.
É importante salientar também que existem cuidados para que ajudam a diminuir o desconforto pelo uso da bolsa tais como barreiras protetores cutâneos, lenços protetores aplicados na pele antes do uso, auxiliando a evitar as lesões por Dermatite e também produtos para remoção da cola, tais como o lenço removedor.